Transurb Bauru - Lotação em ônibus

Associação das Empresas de
Transporte Coletivo Urbano de Bauru


Lotação em ônibus



Muito se tem falado sobre lotação e superlotação em ônibus do transporte coletivo urbano. Poucos sabem, contudo, que há normas técnicas que definem a capacidade de cada veículo. Há até mesmo gabarito para aferição visual da condição de transporte.

Gabarito de Visual de Carregamento Transporte Coletivo

O Nível 3 é o adequado para permitir acomodação confortável dos passageiros em pé e sentados no interior do coletivo, bem como deslocamentos para acessar embarque/desembarque.

 

Ônibus urbanos são projetados e desenhados para transportar passageiros sentados e em pé, uma vez que as viagens não são realizadas com o mesmo número de pessoas embarcadas desde a origem até o destino. Há embarques e desembarques nos pontos ao longo de todo o percurso.

 

Há certa previsibilidade, apoiada no histórico recente de registros, no número de passageiros que tomam determinada linha/horário – indicando quantos coletivos devem ser alocados para esses horários e percursos. Mas há variações, algumas bem conhecidas, como período letivo-férias, ou dia útil-domingo e feriado. Outras nem sempre são previsíveis, como por exemplo as causadas por modificações na flexibilização de atividades (comércio, shopping, serviços).

 

As empresas de transporte coletivo urbano de Bauru se esforçam cotidianamente para manter o Nível 3 de ocupação dos coletivos. Nessa época em que a imprevisibilidade tem sido acentuada, têm tomado providências para identificar rapidamente situações de desconformidade – seja pela atuação dos motoristas e fiscais, seja em atendimento aos contatos feitos pelos próprios passageiros – colocando carros-extra sempre que verificada alteração na demanda.

 

As empresas se colocam à disposição dos usuários, para observações, reclamações e sugestões www.transurbbauru.com.br, e www.facebook.com/transurbbauru.