Associação das Empresas de
Transporte Coletivo Urbano de Bauru


Modalidades




Adotados desde junho de 2004, os cartões são oferecidos em diferentes modalidades, cada qual adequada a um perfil de usuário. Atualmente, o usuário não paga pela primeira unidade do cartão eletrônico cadastrado em seu nome. Se a primeira via for inutilizada, a partir do segundo cartão é cobrada uma taxa fixada em 2 tarifas comuns. 

Cartão cadastrado 

O cartão cadastrado viabiliza a integração de viagens e pode ser bloqueado a pedido do usuário, tendo os créditos remanescentes transferidos para outra unidade.
O cadastro de usuário comum é feito na Loja da Transurb ou nos pontos de vendas instalados em estabelecimentos-parceiros . É necessária apresentação de CPF e RG, e uma primeira compra de créditos com mínimo de cinco tarifas. Na mesma rede de pontos de vendas os usuários poderão fazer a recarga de créditos, sempre que necessário.

O cartão cadastrado também viabiliza benefício do vale-transporte. O usuário é cadastrado pela própria empresa em que trabalha, e tem o recarrregamento de créditos feito em seu cartão diretamente pelas catracas eletrônicas. 

Cartão Escolar

Personalizado com a foto do usuário, o cartão de estudante é concedido a alunos matriculados em cursos regulares de 1º, 2º graus, profissionalizantes e universitários. Excetuam-se alunos de cursos livres. Com o uso do cartão, o aluno tem desconto de 50% na tarifa em até 50 viagens/mês, conforme a legislação municipal.
O primeiro cadastro de estudante deve ser feito apenas na Loja da Transurb, comparecendo o aluno para confecção de foto, e apresentando carteira de identidade ou certidão de nascimento e declaração da escola atualizada dos últimos 3 meses e dentro do semestre vigente em que está matriculado. Também deve ser feita uma primeira compra mínima de 10 créditos e no máximo 50 créditos/mês.
Nos anos seguintes, o estudante deve se recadastrar sempre, apresentando apenas a declaração de matrícula fornecida pela escola, atualizada dos últimos 3 meses e dentro do semestre vigente . O recadastramento, no início do ano, pode ser feito na Loja, na Jalovi do Centro e no Supermercado Confiança Max.

Cartão Avulso

O cartão avulso facilita deslocamentos eventuais; não exige cadastro, nem aceita recarga. apresentado em versões com 1, 2, 5, 10 ou 15 créditos tarifários; não permite integração de viagens e também não pode ser bloqueado. A tarifa básica é a mesma praticada para o cartão cadastrado.

 

Cadastros Especiais

Passe Cidadão - Idosos:
Apenas a Loja da Transurb realiza o cadastramento das pessoas a partir de 65 anos de idade, para usufruírem da gratuidade nos coletivos. Os solicitantes devem apresentar RG, CPF e um atestado de residência. A foto para o cartão personalizado é feita na hora, sendo liberado o cartão que tem a primeira via gratuita.

Passe Cidadão - Deficientes:
Pessoas com deficiências também têm isenção de tarifa no transporte coletivo de Bauru. É necessário que o beneficiário procure a entidade na qual é atendido ou a Sebes, para obtenção de cadastro, a ser levado na Loja da Transurb. É necessário comparecimento em pessoa, para confecção de foto e do cartão personalizado, que tem primeira via gratuita..

Cartão Idoso - 60 a 64 anos:
Usuários com idade entre 60 e 64 anos também têm gratuidade, com utilização do Cartão Idoso, que deve ser solicitado na Secretaria Municipal do Bem Estar Social – responsável pelo cadastramento enviado à Loja da Transurb, onde o titular comparece posteriormente para confecção do cartão personalizado com foto.
Os beneficiados dessa faixa etária têm a liberação da catraca nos ônibus exclusivamente com a apresentação do respectivo cartão. Conforme o Decreto 13.449, de 29 de junho de 2017, o cartão terá carga automática mensal, não cumulativa, de 30 (trinta) acessos. O benefício terá validade de 1 (um) ano, podendo ser renovado.

 

Cuidados com os cartões

Para evitar danos irreversíveis ao cartão, deve-se evitar mantê-lo muito próximo de telefones celulares ou de aparelhos elétricos como, por exemplo, geladeira, freezer, microondas, ou televisores, que podem alterar sua magnetização e invalidar o funcionamento. Eventualmente, se o usuário observar defeito não provocado pelo mau uso do cartão deve levá-lo até a Loja da Transurb, para a realização de testes e possível substituição.